Como escolher o Obstetra ?
1. Qual a função do obstetra?
O Obstetra tem por função acompanhar toda a gestação e parto da mulher, realizando vários exames laboratoriais e ultrassonográficos, a fim de identificar possíveis alterações que possam ser corrigidas, tratadas ou controladas, proporcionando à mãe conforto e segurança, e ao bebê as melhores condições possíveis de vida extra-uterina.
2. Como deve ser a relação entre médico e paciente?
A relação deve basear-se na mais estrita confiança. Este é o norte do relacionamento: confiança. Obviamente deve-se ter a devida empatia e segurança, e a mulher deve sentir-se livre para expor seus medos e dúvidas, tendo a certeza que será devidamente esclarecida e compreendida.
3. Como acontecem as primeiras consultas?
Cheia de dúvidas, questionamentos, insegurança e, na grande maioria das vezes, de muita euforia. Afinal, a gravidez é um tempo de muita alegria.
4. Qual o comportamento natural das pacientes nas primeiras consultas?
Muitas já chegam com uma lista de perguntas: 1. Vai dar tudo certo? 2. Para quando será o parto? 3. Que tipo de parto terei? 4. Quando posso descobrir o sexo do bebê? 5. Exposição de queixas como: enjôos, sonolência, aumento da vontade de urinar, dor em cólica, dor e aumento do volume das mamas, tonturas, dor de cabeça, etc.
5. Qual o momento ideal para a futura mamãe escolher o obstetra?
Antes de engravidar. A mulher deve ter seu ginecologista e obstetra que acompanhe para seus exames de rotina. Essa relação se forma, muitas vezes, ao longo de anos. Quando ela engravida, não vê a hora de ter a oportunidade de contar-lhe as novidades.
6. É importante seguir sempre com o mesmo médico?
Desde que a relação médico-paciente seja boa, deve-se seguir todo o acompanhamento pré-natal e parto com o mesmo médico. Ele já conhece muito bem a gestante, a gravidez, sua família e toda a gama de emoções que os cercam.
7. O que a futura mamãe deve levar em consideração ao escolher o obstetra?
Dê algumas dicas para que ela possa fazer isso com mais segurança. Um obstetra deve ser escolhido por toda a história de sua vida profissional. A futura mamãe deve escolher mediante a indicação de outros profissionais médicos de sua confiança, de familiares ou amigos que tiveram um relacionamento que o credencie para ser seu futuro obstetra. Não deve faltar segurança, amizade, firmeza e os princípios éticos fundamentais a boa prática médica.
8. Como a mamãe pode reconhecer um bom obstetra?
Identificando nas consultas todas as qualidades expostas acima e por depoimentos de pessoas que eventualmente indicaram o profissional. Um obstetra tem que ser acessível, atencioso, seguro, acolhedor e fácil de ser encontrado nas eventuais necessidades.
9. Como lidar com o estado emocional da mamãe em uma consulta?
Desenvolvendo no relacionamento obstetra-mãe as suas qualidades pessoais e profissionais, contando relatos verídicos de pessoas que passaram pelas mesmas dificuldades ou situações e venceram.
Deixe:
Uma sugestão, pergunta ou comentários.