Inicie o Ano com a saúde em dia

histeroscopia

Muito do que se fala em relação à qualidade de vida, depende exclusivamente de nós. Muitos focam a preocupação apenas com questões preventivas. A visão atual nos leva a pensar em promoção da saúde.

Promoção da saúde é a realização de atividades ou ações que possam contribuir para o bem-estar do indivíduo (corpo e mente): praticar atividade física regularmente; dieta saudável; combater hábitos e vícios e praticar o sexo seguro. Isso não quer dizer que a prevenção deva ser deixada de lado. Para cada faixa etária temos vários exames que visam identificar qualquer anormalidade, a fim de que sejam tratadas adequada e precocemente. O diagnóstico precoce é a maior arma a favor de todos nós, em especial a mulher.

Exames:

  • Papanicolaou ou exame de prevenção do câncer: deve ser realizado anualmente para as mulheres que já iniciaram vida sexual, ou a partir dos 18 anos para todas. Repete-se o exame com freqüência maior em casos de exames alterados anteriores ou para acompanhamento de tratamentos, como por exemplo, HPV.
  • Colposcopia: exame muito útil associado ao Papanicolaou no rastreamento do câncer de colo de útero e do HPV. Pode ser feito anualmente ou a critério médico, conforme a necessidade.
  • Mamografia: deve ser realizada a primeira entre os 35 e 40 anos. Repete-se anualmente após os 40 anos. Casos especiais como forte tendência de câncer de mama na família, ou mesmo acompanhamento de um câncer tratado requer uma freqüência maior e adequada ao caso em questão.
  • USG mamário: pode ser realizado quando o médico observa mamas com aumento de sua densidade, ou mesmo como auxiliar para elucidação entre nódulos e cistos mamários. Pode também ser útil como um guia na realização de punções de nódulos mamários.
  • USG transvaginal: pode ser realizado anualmente após os 30 anos na rotina de exames. Importante no auxílio diagnóstico de doenças como endometriose na idade fértil, e câncer de ovário e endométrio após a menopausa.
  • Densitometria óssea: exame importante após os 45 anos, no estabelecimento de diagnóstico precoce da osteoporose. Nas mulheres com massa óssea abaixo do normal, deve ser repetido anualmente. Nas demais pode ser realizado a cada 02 anos ou mais.
0 respostas

Deixe:

Uma sugestão, pergunta ou comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *