Mioma Uterino: Do que se trata?

mioma-uterino-2-1

O mioma uterino é o mais frequente tumor benigno que acomete as mulheres na sua fase reprodutiva. É um tumor de origem do tecido muscular, por isso é muito comum no útero, uma vez que o mesmo é praticamente inteiro formado por fibras musculares. Também chamado de fibroma ou mais precisamente leiomioma uterino.

Pode apresentar-se de diversas formas e manifestações clínicas ocasionando desde a ausência de sintomas e ser descoberto num exame de rotina, até situações em que acarreta dor pélvica, dor na relação sexual, cólica menstrual e aumento do fluxo e duração da menstruação. Algumas mulheres podem apresentar quadros de anemia em decorrência ao sangramento menstrual excessivo. Sua sintomatologia varia de acordo com o tipo de mioma predominante, uma vez que a mulher pode apresentar apenas um nódulo isolado ou até vários.

Os miomas de acordo com sua localização podem ser chamados de serosos; subserosos; intramurais; submucosos ou mucosos.

Os miomas uterinos também estão associados à quadros de infertilidade, quando acometem a parte interna do útero (cavidade endometrial) ou ocasionam obstrução tubária.

O tratamento pode ser apenas observação com controle seriado pela ultrassonografia pélvica e transvaginal; pode ser cirúrgico com abordagem pela histeroscopia cirúrgica, pela videolaparoscopia ou pela cirurgia convencional; ou pode ser realizada em casos selecionados a embolização de miomas. Tudo depende do quadro clínico, tamanho, localização e desejo de prole futura.

Por isso faça a sua parte! Cuide-se!

0 respostas

Deixe:

Uma sugestão, pergunta ou comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *