Maridos e Grávidos
A mudança de comportamento não se restringiu ao universo feminino. É claro que as mulheres mudaram. Exercem hoje um papel fundamental na nossa sociedade, no trabalho, na educação, na direção de grandes empresas e do nosso próprio país. Sem levar em conta toda a carga que muitas vezes recaem ainda sobre elas: casa, filhos e esposo. Sem elas, nossas vidas seriam um caos!
Mas e o homem? Ele também mudou?
Diria que sim. O homem atual difere e muito do comportamento do homem das décadas de 60 e 70. Hoje ele é muito mais participante das coisas do dia-a-dia, da casa e da educação dos filhos.
E porque não dizer da gravidez. Tenho percebido muito mais envolvimento em cada passo da gestação, desde as consultas de pré-natal, exames e ultrassonografias. Eles também têm dúvidas e desejam participar, perguntar e fazer suas indagações. E muito mais do que isso, desejam estar juntos no momento do nascimento.
É claro que alguns não resistem e na hora “H” ficam do lado de fora; outros desmaiam! Mas a grande maioria participa ativamente do momento do nascimento incentivando a mãe no período expulsivo no caso do parto normal; ou narrando e fotografando (e chorando! Tudo ao mesmo tempo! Acredite!) o nascimento de um parto cesárea.
São muito interessantes estas mudanças! De um lado a mulher mais aguerrida. De outro um homem mais sensível e voltado para a família.
Maridos grávidos!
É isso aí! Cuide-se!
Deixe:
Uma sugestão, pergunta ou comentários.