Outubro Rosa Prevenção de Câncer de Mama: Compre esta idéia.

outubro-rosa-1

O Câncer de Mama, excluindo-se o de pele, é o mais frequente na população feminina no Brasil, com incidência de quase 70 casos novos / 100 mil habitantes em 2010, segundo fonte do Instituto Nacional do Câncer (INCA). No mundo trata-se do tipo mais frequente entre mulheres. Aproximadamente 23% de todos os tumores estão relacionados ao Câncer de Mama.
Os fatores de risco relacionados à vida reprodutiva da mulher: antecedentes familiares, primeira menstruação precoce (menarca precoce), nuliparidade (mulher sem filhos), mulheres que não amamentaram, idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos, uso de anticoncepcionais orais por tempo prolongado, menopausa tardia, obesidade, tabagismo, alcoolismo, e terapia de reposição hormonal, estão bem estabelecidos em relação ao desenvolvimento do câncer de mama.
Na grande maioria dos casos o prognóstico do Câncer de Mama é muito melhor quando do diagnóstico precoce. Mais de 90% é taxa de cura em 5 anos de acompanhamento da doença quando o diagnóstico precoce é realizado. Porém, na prática estas taxas caem para 61% de taxa de cura em 5 anos, em virtude de diagnósticos em fases mais avançadas da doença.
Por isso a recomendação é que as mulheres façam seus exames de rotina anualmente. Uma primeira mamografia pode ser realizada aos 35 anos. Após os 40 anos, realizá-la anualmente. Complementos que porventura forem necessários, como ultrassonografia mamária ou mesmo a Ressonância Nuclear Magnética, cabem ao médico assistente solicitá-los se achar necessário.
Não podemos nos esquecer do autoexame das mamas. Sua sensibilidade nos nódulos palpáveis pode ser útil para a própria mulher perceber alguma modificação na estrutura da mama. Deve ser realizado após cada menstruação. Aquela mulher que não menstrua mais, realiza o exame a cada 30 dias.
Cuidar da prevenção de doenças e realizar a promoção da saúde custa muito menos do que tratar as consequências que determinadas patologias podem ocasionar.
O Câncer de Mama pode ser tratado de forma eficaz, esteticamente adequado, com preservação de grande parte da mama, de forma menos invasiva possível, desde que o diagnóstico seja precoce.

Faça a sua parte! Faça seus exames! Cuide-se!

0 respostas

Deixe:

Uma sugestão, pergunta ou comentários.